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Probleminha ou Problemão?

Periodicamente tenho o costume de olhar para meu negócio – atualmente um escritório de advocacia no qual sou sócio – e identificar os erros e acertos cometidos nele. Faço isso para relembrar meus propósitos, metas e em qual estágio o negócio está.

Em minha última revisão, me deparei com uma situação que me fez pensar. Tivemos problemões e probleminhas neste último período, e vi que os problemões, em última análise me foram benéficos, enquanto os probleminhas estavam ocupando muita energia do pessoal do escritório.

De forma coincidente, vi uma citação do ex-presidente da Google, Sergey Brin que diz que “Resolver grandes problemas é mais fácil do que resolver problemas pequenos.” E de pronto me identifiquei com a frase. Percebi de forma mais clara que os grandes problemas para serem resolvidos precisam de uma atenção maior, de foco mais agudo, e demandam de um esforço inicial grande, equiparado ao tamanho do problema. Ou seja, quanto maior o problema, maior a necessidade de mais atenção, mais foco e mais esforço.

Como resultado, este problemão vira uma lição para quem o enfrentou e o resolveu. No meu caso específico me preocupei em fechar todas as brechas que causaram este problemão para que ele nunca mais voltasse em minhas atividades. Eu aprendi. O problemão me fez aprender e crescer.

Por outro lado, aqueles probleminhas que no dia a dia, se costuma dar pouco valor, ou por vezes nenhum, quando aparecem, são aparentemente resolvidos e voltam a aparecer pelas mesmas causas. Ou seja, são probleminhas recorrentes.

Estes problemas precisam de menos atenção para ser resolvidos, geram menos reflexos – em primeira análise – no negócio, são resolvidos até de forma automática, se absorvem nas demais atividades, e deles não tiramos nenhuma lição. Não nos importamos se eles voltarem a aparecer, por que pensamos que eles não nos atrapalham tanto assim. Os probleminhas voltarão todas as vezes que forem resolvidos sem ter deixado um aprendizado, e se tornarão parte do seu negócio.

Resolva grandes problemas e aprenda. Resolva pequenos problemas e aprenda também. É necessário o aprendizado decorrente de problemas. Dê valor às experiências que os problemas te ofertam, por que um problema resolvido sem aprendizado é decorrente de condutas e esforços vazios e sem eficácia.

Não desperdice seu tempo passando pelos mesmos problemas.

Problemas nascem para ser resolvidos. Aproveite tudo e capitalize todas as experiências.

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