
Não raras vezes vemos pessoas dando o máximo de si nas primeiras oportunidades que lhes aparecem. Quando encontramos casos assim, geralmente nos enchemos de inspiração, afinal, estamos diante de alguém esforçado, que procura cumprir suas tarefas com a famosa excelência. Outra qualidade vista de longe é de não deixar escapar as oportunidades, até por que “o mundo é dos espertos”.
Pensei por tempos assim, admirando pessoas conhecidas como “caçadoras”, não deixando qualquer oportunidade escapar. Realmente há suas qualidades, e exemplos a tomar como positivos. Mas depois de ler algumas coisas de Willian Edwards Deming, reconhecido consultor executivo Norte Americano – dentre outras qualidades -, percebi que olhar além do que se vê, é o que diferencia um objetivo alcançado, do objetivo desviado.
Uma de suas frases que particularmente me causaram impacto foi a de que “Não é suficiente você fazer o seu melhor; primeiro, você precisa saber exatamente o que fazer para depois dar o seu melhor.”. Colocar sua melhor roupa, usar seu melhor perfume, e sentar no sofá de sua sala esperando um convite para alguma coisa extraordinária, a ponto de compensar o uso de sua melhor roupa e perfume, nos soa como loucura. Mas é exatamente assim que muitos têm agido profissionalmente sem ao menos saber disso. Investem em estudos, gastam seu tempo, se esforçam a ponto de exaustar a mente, esperando que um dia surja uma oportunidade que lhes recompense o esforço. Esgotam-se sem saber por que.
Numa fria análise, não há nada errado nessas atitudes, senão a ordem das coisas.
Ter em mente o resultado que deseja alcançar, antes de começar a executar algo é indicativo de altas chances de êxito. Basta atitudes simples, primárias, que de tão simples é dada pouca importância.
Inverta a ordem do jogo, saiba de forma concreta aonde quer chegar, e se permita que algumas oportunidades passem por você sem que você as queira aproveitar. Não gaste o seu melhor no vazio, escolha, planeje, pense, repense e defina, e então, reiteradas vezes dê o máximo que puder dar.